A taxa de quadros ou frames para as câmaras de vídeo é de 25 ou 30 por segundo, dependendo do país. No entanto, a última geração de câmaras de vídeo profissional pode ser overcranked ou undercranked.
A expressão "cranking" tem início no cinema, por volta de 1900, quando as câmaras de cinema eram accionadas manualmente.
Desde que os projectores de filmes sejam operados à velocidade definida, se a câmara for overcranked - a taxa de quadros é aumentada - e o recurso efectivamente abranda o filme quando for posteriormente projectado em velocidade normal.
No processo da aceleração da taxa de quadros, a velocidade do obturador da câmara também foi reduzido, necessitando de mais luz, compensado no f-stop.
Se a câmara de cinema foi undercranked, a taxa de quadros diminuiu. Isto significa que a acção é acelerada quando for projectada numa velocidade normal. A velocidade mais lenta da câmara também significa que a velocidade do obturador é reduzido, resultando num aumento da exposição.
Quando os motores eléctricos substituíram os de manivelas, as câmaras de filme mantiveram a capacidade de acelerar ou abrandar a taxa de quadros, mas mantiveram a expressão "overcranked" e "undercranked". A tecnologia permitiu que o vídeo adquirisse também tal característica, presente em muitas câmaras de vídeo.
Apesar de muitas vezes vermos os efeitos slow-motion como óbvios e até mesmo as cenas em que são aceleradas para o efeito, por vezes a intenção é mais subtil.